Atendimentos Especializados

A Importância dos Animais de Estimação no Desenvolvimento da Criança

06/03/2015 11:20

A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Os Animais de estimação estão presente em nossas vidas desde o início da pré-história, com o advento da domesticação. O contato estabelecido entre os animais de estimações e o seres humanos, podem trazer vários benefícios, além de agregar novas experiências de aprendizagem e afetividade para toda a família.

Desde a infância somos inseridos à imagem de animais, sejam através dos brinquedos, de roupas, dos desenhos animados, das histórias ouvidas pelos pais ou na escola, nas associação de sons (au-au, piu-piu) e também através das representações de sentimentos e emoções (“Ele está bravo como um leão”).

Esses animais contribuem no desenvolvimento da socialização, do carinho, da amizade, do senso de responsabilidade, dos limites, entre muitos outros aspectos importantes no desenvolvimento de um ser humano, ou seja, os efeitos que os animais tem sobre as pessoas nos aspectos físicos, sociais emocionais e cognitivos são enormes


Essa interação contribui para o desenvolvimento pessoal, uma vez que o animal reage a tudo o que fazemos e ao mesmo tempo nos provoca várias reações. Não é à toa que alguns pais optam pela aquisição de um bichinho de estimação. Eles auxiliam no processo de desenvolvimento da autonomia e responsabilidade, já que o mesmo necessita de tratamentos específicos, além de cuidados como a higiene e a  alimentação. Eles desenvolvem a afetividade através das estimulações e contribuem para lidar melhor com os sentimentos de frustração, alegria e tristeza. O animal de estimação ainda prepara a criança para relações futuras com amigos e colegas.

Alguns estudos sugerem que crianças que tem um animal de estimação são menos ansiosas, mais afetiva e solidária, compreendem melhor os acontecimentos, são mais observadoras e se sensibilizam mais com as situações e as pessoas. Apresentam maior responsabilidade, autonomia, preocupando-se mais com os problemas sociais e ambientais. Possuem maior facilidade para fazer amizades, além de serem mais sociáveis.

Para os adultos e idosos, também é benéfico possuir um animal de estimação, pois afastam o sofrimento físico e psicológico, diminuindo a tristeza e o medo. Os animais de estimação diminuem o sentimento de solidão e isolamento, e fazem com que as pessoas sorriam com maior frequência.

Outros estudos, ainda, demonstram que a convivência dos animais com pacientes portadores de alguns transtornos mentais, produzem vários benefícios. Aos pacientes com Autismo, por exemplo, os animais de estimação podem promover a estabilidade, resultando em melhora na comunicação. A hipoterapia (terapia com cavalos), trás benefícios psicomotores a pacientes com deficiências neuropsicomotoras. Animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (surdos e/ou cegos), dificuldades de coordenação motora, atrofias musculares, paralisia cerebral, distúrbios comportamentais entre outros problemas. Outros estudos, ainda, indicam que os cães conseguem prever as convulsões em outros animais ou mesmo em pessoas com epilepsia.

O animal de estimação deve ser escolhido de acordo com as características, gostos e necessidades das pessoas que com eles viverão, não desconsiderando o ambiente, os recursos necessários e o espaço que o animal necessita para viver bem e com qualidade. É importante ressaltar, enfim, que um animal de estimação é e sempre será um animal e, portanto, deverá ser tratado como tal, para que não haja prejuízos na relação e nos comportamentos, seja da criança e até do próprio bichinho.

Pesquisar no site

Contato

CRP - Serviços de Psicologia Ltda EPP Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 601
Sala 05 - Centro
13400-270
Piracicaba/SP
19 3041-0545
19 99342-1312